top of page
“Nossas ancestrais sempre dançaram, sabiam que como tudo na natureza tem movimento, mover-se de maneira consciente era estar em pleno equilíbrio com o cosmos. Essas danças para a fertilidade ou para celebrar uma colheita estão registradas em desenhos nas paredes de Merkuts do antigo Kemet, e também chegam até nós quando cultuamos nossa ancestralidade Yorubá – a dança dos Orixás. Acredito que nosso espírito guarda essa sabedoria. Sabemos dançar, intuitivamente. Nos convido a despertar essa potência, aqui e agora, orbitando com as estrelas, renascendo a cada lua, como tudo que está vivo.”
OBSERVAR AS SENSAÇÕES, SILENCIAR, DANÇAR COM OS PULMÕES, ESPIRALAR EM ESTADO DE PRESENÇA.
OS MOVIMENTOS QUE CARREGAMOS EM NOSSA MEMÓRIA MAIS PROFUNDA ENCONTRAM UM ESPAÇO PARA EXPRESSAR-SE LIVREMENTE.
Esse projeto, que nasce em 2018 na cidade de Salvador/Bahia, é idealizado por Inaê Moreira, com o propósito de reunir outras corpas e despertar suas potências criativas através da Dança. Uma plataforma sensível, direcionada para o autocuidado e a manutenção da nossa criatividade. Compartilhando saberes ancestrais Afrakanos sobre corpo, saúde holística e magia negra, já viajamos por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Fortaleza, e outros países como México e USA. Nosso sonho é ser um terreno fértil para semear sonhos dançantes e colher experiências transformadoras.
foto: Richner Allan
Esse e-book interativo construído junto com o Estúdio Arumã é um convite para dançar com as Iabás da lua nova a minguante. Reúne textos e práticas de movimento para que você tenha um primeiro contato com a Dança Intuitiva.
CONHEÇA O PROGRAMA ONLINE ÈMÍ WÁ
Três meses de aprofundamento na Dança Intuitiva. Encontros semanais em ritmo lunar dedicado as Iabás, com rituais de cuidado, práticas de movimento, leituras e estudos a cerca da cosmopercepção iorubá sobre corpa-natureza e ancestralidade. Uma comunidade de afetos e aprendizados em torno da sabedoria africana e através do movimento.
bottom of page